Notícias

CONDOMÍNIO OU JUST IN SEQUENCE

centro-distribuicao-estoque

A questão redução de custos tem proporcionado às empresas a necessidade de buscar novas soluções sem perder a produtividade. As instalações de grandes empresas em cidades sem infraestrutura e mão de obra qualificada, proporciona um novo formato onde além das instalações destas grandes empresas também são realizadas as instalações de seus fornecedores, conhecidos neste processo como sistemistas. Assim, temos o projeto da GM em Gravataí (RS) e Ford em Camaçari (BA), que reforçam a tendência das novas configurações junto às empresas, entregando subconjuntos ou módulos completos em just in time na linha de montagem final de seus produtos. Esquemas semelhantes aparecem em outras empresas de outros ramos de atividade.

Esses fornecedores, sistemistas, estão instalados fisicamente próximos das empresas clientes, sendo responsáveis pelo abastecimento de suas linhas de produção. Esses fornecedores abastecem seus clientes, geralmente com sistemas em uma base de just in sequence, diretamente ao lado da linha de montagem, mas eles não participam da linha de montagem final do produto. A montagem final fica a cargo da empresa cliente.

A existência de just in time externo faz com que estejam presentes, nos condomínios, empresas fabricantes de vários produtos, que possuem no condomínio basicamente estoques de produtos acabados e prontos para serem entregues à empresa cliente. Nesses casos, a vantagem do condomínio, para a empresa, é passar esses estoques ao fornecedor e continuar tendo a garantia de fornecimento just in time com menores riscos de interrupção. A entrega sequenciada, ou seja, a entrega de um subsistema ou componente na ordem correta em que deve entrar na linha de montagem final, o chamado just in sequence (JIS), é uma radicalização do just in time e uma tendência forte nas empresas, uma vez que traz vantagens consideráveis do ponto de vista da economia de custos associados à armazenagem, tanto de estoques iniciais quanto intermediários e de produto final, e à embalagem dos componentes.