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O que é SMETA?
SMETA é um procedimento de auditoria que consiste numa compilação de boas práticas na técnica de auditoria ética. Não é um código de conduta, uma nova metodologia nem um processo de certificação.
A SMETA foi concebida para reduzir a duplicação de esforços em auditorias de comércio ético, oferecendo vantagens a retalhistas, marcas de consumo e respetivos fornecedores. Utilizando a SMETA, um fornecedor pode realizar uma auditoria e partilhá-la com vários clientes, em vez de realizar uma auditoria diferente para cada cliente. Os documentos SMETA foram elaborados para serem utilizados por auditores experientes em consonância com as práticas estabelecidas atuais.
A metodologia SMETA utiliza o código de ETI e as leis locais como ferramenta de medição. É constituída por quatro módulos:
- Saúde e segurança
- Normas laborais
- Ambiente (opcional)
- Ética comercial (opcional)
Além de um formato comum de relatório de auditoria, os documentos SMETA incluem orientações relacionadas com:
- Requisitos de formação e de experiência para auditores
- Comunicação sugerida de pré-auditoria
- Calendário sugerido para a auditoria
- Número sugerido de entrevistas de trabalho para o tamanho da empresa
- Execução de auditoria detalhada
Quem pode utilizar a SMETA?
Apesar da SMETA ter sido desenvolvida para membros da Sedex, as empresas que não são membros da Sedex também estão incentivadas a utilizá-la. Ao tornar a SMETA publicamente disponível, esperamos promover uma maior transparência na metodologia de auditoria e partilhar conhecimentos sobre as qualificações dos auditores e as práticas que sustentam os relatórios SMETA.
Fonte: https://www.sedexglobal.com/pt-br/auditoria-smeta/
Para saber mais sobre como preparar a sua empresa para atendimento dos requisitos SMETA e garantir que a sua auditoria seja um sucesso, entre em contato conosco.